Cama para Cachorro: a importância de ter um cantinho próprio

Dar uma Cama para o seu Cachorro mesmo que ele durma com você e tenha acesso livre ao sofá da casa é um gesto de carinho e dá à ele um cantinho próprio que remete à segurança e tranquilidade.
Hoje em dia, muitos donos dividem a própria cama com os seus pets, e especialistas tem diversas opiniões com relação à esse assunto. Deixar o cão subir e ficar nos móveis (cama, sofá e poltronas) é uma decisão sua e de ninguém mais, mas independente de ele ter livre acesso ou não, é importante que o peludo tenha um canto só dele, com uma caminha própria, confortável e longe de onde ele come e faz suas necessidades.

A cama é o lugar que ele vai associar à segurança, descanso e aos momentos que quiser ficar tranquilo e sozinho. E é importante estabelecer esse “cantinho” desde que ele chegar na casa, ainda filhote. Cães não são muito exigentes com relação ao sono, mas o chão duro não é o lugar mais indicado, principalmente por conta das articulações.

Mesmo que ele durma na sua cama, é legal disponibilizar uma cama só dele para os momentos que ele quiser ficar tranquilo e sozinho!
Tipos de Camas, Casas e Tocas
Existem diversos tipos de casinhas e caminhas no mercado, e existem cães com todo tipo de preferência. Casas e Tocas fazem sucesso por ser um cantinho protegido, em alguns casos os peludos precisam de um tempo para se adaptar. As camas suspensas, que possuem pezinhos e ficam longe do chão são bem democráticas e agradam a maior parte dos peludos, esse tipo de cama diminui o impacto do corpo do cão com a caminha e é super indicado para cães com problemas nas articulações e cães muito grandes e pesados que tendem a ter calos de apoio.
As camas suspensas são boa opção para os grandões e os que tem problema nas articulações!

As camas convencionais de tecido e espuma aparecem em diversos formatos e acabamentos e também agradam à maior parte dos peludos. Os tapetes e colchonetes mais finos também são de fácil adaptação, mas Confira aqui devem ser evitados nos casos de problemas nas articulações por ter mais impacto.

Necessidades por fase da vida
Para os filhotes é necessário ficar atento quanto à Casinhas e Tocas para que sejam bem ventiladas e seguras caso eles Confira aqui consigam virar. Também é bom reparar na altura das bordas e notar se eles podem cair ou ter dificuldade de alcançar.

Para os idosos a indicação é evitar o impacto do corpo com chão, então preferir as camas suspensas ou convencionais que tenham uma boa camada de espuma para absorver o impacto. E prestar atenção no acesso à caminha, se o cão está com dificuldades ou desconfortável nela é melhor trocar.

Tamanho ideal e Curiosidades
O tamanho da cama não deve ser nem grande nem pequeno demais, e é normal que eles “preparem” a cama com as patinhas e deem voltas antes de deitar!

O Tamanho ideal para a cama do seu peludo é que não seja nem muito grande nem pequena demais para o porte dele, de forma que eles se sintam aconchegados. Os cães geralmente arranham a cama ou onde quer forem deitar por instinto, se estivessem na natureza, tirariam a terra superficial, insetos e pedrinhas para ter maior conforto na hora do descanso. O fato de ficarem dando voltas na cama antes de deitar é porque estão procurando a posição certa da corrente de ar, também institivamente, para sentir antes o cheiro de predadores ou perigo por perto.

Curioso como eles já nascem com esse instinto não é?

Como fazer a Limpeza da Cama do seu Cão
Outro fator importante na hora de escolher a caminha ideal para o seu pet é pensar em como você vai fazer a limpeza dela. As caminhas acolchoadas geralmente possuem zíper para retirar o enchimento e lavar, as suspensas a parte de tecido é removível e também pode ser lavada. Casinhas de material plástico também são fáceis de limpar.

Cuidado com os cães alérgicos, evite sabão e amaciantes com muito cheiro, e se notar que o peludo está incomodado, lave novamente com detergente neutro.

É imprescindível que a caminha esteja sempre limpa para maior conforto do seu cão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *